top of page

Gramática musical: por que... por quê? porque e porquê

  • 26 de mai. de 2017
  • 1 min de leitura

Quando o "por quê" estiver no final é separado e acentuado que ele vai ser e que pode ser também uma causa por qual motivo,por qual razão:

== Vocês não querem ir á festa ? Por quê ? [por qual razão]

== Andar tudo isso? Por quê ? Vamos de carro [por qual motivo]

Quando o "porque" estiver junto e sem acento será uma causa explicativa ou casual com significados aproximados de "pois" "uma vez que " "para que ":

== Não vou ao mercado, porque tenho algumas coisas para resolver [pois]

== Vamos sim porque vai ser divertido [uma vez que]

O "porquê" junto e com acento explica um motivo, a razão:

== O porquê de não conversarmos é porque estou concentrada[motivo]

== Diga-me um porque de não querer conversar ? [uma razão]

O "por que" dará definição de por qual razão ou por qual motivo:

==Por que você não vai ao cinema? [por qual razão]

==Não sei por que não quero ir lá [por qual motivo].


 
 
 

Comentários


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page