Gramática musical: por que... por quê? porque e porquê
- 26 de mai. de 2017
- 1 min de leitura

Quando o "por quê" estiver no final é separado e acentuado que ele vai ser e que pode ser também uma causa por qual motivo,por qual razão:
== Vocês não querem ir á festa ? Por quê ? [por qual razão]
== Andar tudo isso? Por quê ? Vamos de carro [por qual motivo]
Quando o "porque" estiver junto e sem acento será uma causa explicativa ou casual com significados aproximados de "pois" "uma vez que " "para que ":
== Não vou ao mercado, porque tenho algumas coisas para resolver [pois]
== Vamos sim porque vai ser divertido [uma vez que]
O "porquê" junto e com acento explica um motivo, a razão:
== O porquê de não conversarmos é porque estou concentrada[motivo]
== Diga-me um porque de não querer conversar ? [uma razão]
O "por que" dará definição de por qual razão ou por qual motivo:
==Por que você não vai ao cinema? [por qual razão]
==Não sei por que não quero ir lá [por qual motivo].

Comentários